Porquê escolher um colchão sustentável

Passamos grande parte da nossa vida na cama. Por isso, é importante dedicar tempo e investir em descobrir que tipo de colchão lhe dará o conforto perfeito, onde acordará sempre descansado e de preferência sem demasiados materiais nocivos. Felizmente para nós (e para todos os outros), há mais escolhas do que nunca! Já não podemos escolher apenas um tipo de colchão na sua loja local; se procurarmos agora em diferentes lojas/lojas em linha, existem todas as formas e tamanhos a serem encontrados. Do látex, híbridos a colchões naturais completos.

Porquê escolher um colchão natural?

Os colchões naturais são feitos de materiais que vêm, como a palavra sugere, da natureza. Esta é uma opção ecológica, uma vez que os materiais não precisam de ser processados ou tratados de uma forma química dura. São também mais saudáveis para si e para o seu ambiente de sono, uma vez que não contêm, portanto, quaisquer produtos químicos nocivos. A maior vantagem de um colchão natural é que é também susceptível de ser mais confortável do que um colchão feito de materiais sintéticos. Isto pode melhorar a sua qualidade geral do sono.

No entanto, há também desvantagens na utilização de um colchão natural. Um colchão natural a que tem de se habituar, especialmente se tiver dormido sobre outras variantes durante toda a sua vida, o apoio pode sentir-se diferente. Mas aqui, como em qualquer colchão, tem sempre de se habituar a ele.

Um dos colchões mais comuns é o de poliéster e espuma de memória. Estes são feitos de vários tipos de óleo, gases e cloreto de sódio. Não só os materiais são nocivos para o ambiente e difíceis de decompor, como também as substâncias nocivas são libertadas durante a produção destes materiais.

Se começar a olhar para a durabilidade destes colchões, eles são também uma má escolha nesta área. A vida útil da maioria destes colchões (especialmente as variantes mais baratas) dura apenas 5 a 10 anos. Durante este período, várias fossas e buracos desenvolvem-se nas ancas e simplesmente dorme-se num buraco. Isto não é bom para o apoio das costas e porque necessitará novamente de um colchão novo após um curto período de tempo, é aqui que o barato é caro. Esta escolha não é certamente sustentável.

Que materiais para o seu colchão são sustentáveis?

Um dos colchões mais duráveis à venda hoje em dia é feito de látex natural. Este látex é feito a partir da seiva das seringueiras.

O complicado para a natureza é que ela não vê distinção entre o látex feito de petróleo ou de seringueiras. A Mãe Natureza também produz substâncias que não são boas para ela. Sim, é natural, mas ambos são difíceis de decompor. O que faz uma grande diferença é o processo de fabrico e refinação de látex não natural ou borracha.

Assim, o látex natural provém das seringueiras, onde é feito um entalhe na árvore. Depois disto, a seiva que flui é recolhida, da qual o látex é eventualmente feito.

O látex natural é um material extremamente higiénico e contém propriedades anti-bacterianas e antifúngicas. Isto é muito importante porque se perde muita humidade durante a noite que se embebe no colchão. Não quer que rebente posteriormente com o molde que, por sua vez, é mau para as suas vias respiratórias. Além disso, também sofre menos com ácaros do pó da casa. Uma grande desvantagem é o preço, mas como mencionado anteriormente, este é relativo, porque barato é apenas caro neste caso.

A que se deve prestar atenção quando se compra um colchão natural?

Há uma diferença entre o sustentável e o natural. Estas palavras não são permutáveis, um colchão natural pode ser sustentável mas um colchão sustentável não tem necessariamente de ser natural. Sustentável vende-se e é rapidamente colado num produto sem ser de facto sustentável. É melhor escolher um colchão sustentável e natural. Sabe então que está a fazer tudo o que pode para fazer a escolha certa no seu colchão. Aqui está o que se deve ter em atenção ao comprar um colchão novo:

  • Não se deixe tentar por termos extravagantes, mas leia as letras pequenas. Ver se o colchão é feito de materiais naturais e evitar termos como “espuma” como em espuma de memória ou espuma de memória. Quer látex natural um algodão orgânico ou cânhamo.
  • Como mencionado, verifique também os materiais à volta do colchão, a capa é feita de algodão orgânico? Absolutamente no topo.
  • É possível testar o sono? Então também se sabe que os fabricantes estão por detrás do produto. Além disso, leva algum tempo a habituar-se ao seu novo colchão, por isso é bom que o possa testar.
  • Ver se o fabricante de colchões tem marcas de qualidade relativas ao algodão orgânico ou outras características orgânicas. Desta forma, pode ter a certeza de que todos os materiais no colchão são de boa qualidade.
  • Muitos dos materiais dos colchões são recicláveis? Isso é bom para tornar a sua pegada ecológica tão pequena quanto possível. A circular ainda não é infelizmente possível, mas limitá-la é sempre possível.
  • A garantia é importante; se um fabricante oferece uma garantia de 10 anos ou mais, sabe que eles estão por detrás do produto.

Se se deparar com um colchão que satisfaça todas as expectativas e, no entanto, tenha um preço demasiado elevado, recomendamos que o compre de qualquer forma. Os produtos de qualidade custam dinheiro, mas a longo prazo é melhor para si, para o ambiente e para a sua carteira.